quinta-feira, 4 de dezembro de 2014


Software Educativo e Possibilidades em Sala de Aula
Prof. Yuri Soares
 
Além das diversas atividades que o computador nos permite realizar, as ações desenvolvidas diariamente no laboratório de informática, sejam elas com objetos de aprendizagem, jogos educativos, passatempos, entre outros, podem ser intensificadas com a utilização de algumas ferramentas específicas disponíveis em um software livre, como o Linux Educacional.
Podemos citar a criação de um desenho por meio do TuxPaint, sendo este produzido pelos alunos ou pelo professor caso exija um pouco mais de habilidades técnicas. O simples ato de utilizar o computador para desenhar já trás consigo a ludicidade, fundamental para a prática pedagógica, assim como em uma possível sequência didática, onde podemos utilizar a mesma foto para a criação de uma atividade mais elabora no JClic.
Não podemos deixar de citar softwares que, apesar de não permitirem algum tipo de edição, trazem consigo uma infinidade de atividades já disponíveis em seu banco de dados, como por exemplo o Gcompris, que é acessível a várias faixas etárias, e em vários níveis de dificuldades.
Enfim, o uso das tecnologias digitais como objeto de aprendizagem fornecem uma perspectiva ainda maior quando tratamos da inclusão digital, e social, dos alunos. Podemos, ao mesmo tempo, ensinar o aluno a utilizar o computador e desenvolver habilidades essenciais para que ele possa construir conhecimento dentro e fora do ambiente virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário