Software Educativo e Possibilidades em Sala de Aula
Prof. Yuri Soares
Além das diversas atividades que
o computador nos permite realizar, as ações desenvolvidas
diariamente no laboratório de informática, sejam elas com objetos
de aprendizagem, jogos educativos, passatempos, entre outros, podem
ser intensificadas com a utilização de algumas ferramentas
específicas disponíveis em um software livre, como o Linux
Educacional.
Podemos citar a criação de um
desenho por meio do TuxPaint, sendo este produzido pelos alunos ou
pelo professor caso exija um pouco mais de habilidades técnicas. O
simples ato de utilizar o computador para desenhar já trás consigo
a ludicidade, fundamental para a prática pedagógica, assim como em
uma possível sequência didática, onde podemos utilizar a mesma
foto para a criação de uma atividade mais elabora no JClic.
Não podemos deixar de citar
softwares que, apesar de não permitirem algum tipo de edição,
trazem consigo uma infinidade de atividades já disponíveis em seu
banco de dados, como por exemplo o Gcompris, que é acessível a
várias faixas etárias, e em vários níveis de dificuldades.
Enfim, o uso das tecnologias digitais
como objeto de aprendizagem fornecem uma perspectiva ainda maior
quando tratamos da inclusão digital, e social, dos alunos. Podemos,
ao mesmo tempo, ensinar o aluno a utilizar o computador e desenvolver
habilidades essenciais para que ele possa construir conhecimento
dentro e fora do ambiente virtual.
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